Como se aposentar através do mercado de ações?

O governo vem alterando frequentemente as regras da previdência pública. Neste cenário, se aposentar através do mercado de ações pode se tornar uma opção.

Como se aposentar através do mercado de ações?

Com as recorrentes alterações na previdência pública administrada pelo INSS, mais pessoas estão buscando alternativas para garantir sua aposentadoria, sendo uma dela a possibilidade de se aposentar através do mercado de ações.

No caso, não se trata se aposentar no sentido em que utilizamos necessariamente, ou seja, que haja alguém provendo uma fonte de renda constante a partir de determinada idade ou critério de acesso ao benefício.

A bolsa de valores, por se tratar de um mercado de renda variável, possui características próprias.

A seguir transcrevemos alguns conceitos breves:

Diferenças entre a renda fixa e a renda variável

Os títulos de renda fixa são aqueles nas quais os valores dos rendimentos (geralmente os juros da aplicação) já são previamente definidos, sendo certo que na maioria dos casos representam dívidas, na qual o credor terá direito a receber do devedor o montante aplicado acrescido dos juros contratados.

A renda fixa se subdivide em pré-fixada (nos quais a taxa é fixada no momento da contratação) e pós-fixados (nos quais é acordado algum índice no momento da contratação mas seu retorno somente será possível aferir após o final do prazo estabelecido, pela variação do índice em questão).

São modalidades deste seguimento de investimentos:

  • Títulos públicos federais (tesouro direto);
  • Certificados de depósito bancário (CDB);
  • Poupança;
  • Debêntures;
  • Letras de crédito imobiliários (LCI);
  • Dentre outras

Por sua vez, a renda variável não possui remuneração ou cálculo da rentabilidade pré-definidos, sendo que o retorno do investimento depende de uma enormidade de fatores.

O exemplo mais comum é o investimento em ações, na qual a cotação do ativo muda constantemente na bolsa de valores, alterando o retorno do investidor ao longo do tempo.

São exemplos de investimentos em renda variável:

  • Ações;
  • Fundos de Investimentos Imobiliários (FII);
  • Derivativos;
  • Câmbio;
  • Criptomoedas;
  • Dentre outras,

O que é uma ação?

Conforme definição do portal do investidor:

“Ação é a menor parcela do capital social das companhias ou sociedades anônimas. É, portanto, um título patrimonial e, como tal, concede aos seus titulares, os acionistas, todos os direitos e deveres de um sócio, no limite das ações possuídas.”

Especificamente quando abordamos bolsa de valores, estamos falando daquelas registradas na Comissão de Valores Mobiliários – CVM, denominadas de companhias abertas, que são publicamente negociadas no mercado acionário.

Está gostando do artigo?

Cadastre seu e-mail e receba nossas dicas por e-mail!

Importante frisar que a CVM exerce atividade de polícia administrativa ao atuar conforme disposto na Lei nº 6.385/1976 e na Lei nº 6.404/1976.

Agindo em tal condição, a CVM tem como objetivo a tutela dos direitos dos acionistas minoritários das companhias bem como dos investidores do mercado de maneira geral, garantindo a legalidade e lisura das operações.

Passados os esclarecimentos breves, trataremos especificamente de como o investidor pode garantir uma aposentadoria através do mercado de ações.


Atenção: o que se demonstrará a seguir não é uma recomendação de investimento e sim alguns tópicos que podem te auxiliar em uma decisão de investimento.

Todo investimento possui risco, inclusive a poupança (vide confisco da caderneta de poupança no governo Collor), e, por conta disso, recomenda-se ao investidor entender perfeitamente o produto que decidiu colocar seu dinheiro.


Obrigatoriedade de distribuição do lucro pelas companhias abertas aos acionistas

A Lei das SA expressamente diz:

Art. 202. Os acionistas têm direito de receber como dividendo obrigatório, em cada exercício, a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as seguintes normas:

(…)

§ 2º Quando o estatuto for omisso e a assembléia-geral deliberar alterá-lo para introduzir noma sobre a matéria, o dividendo obrigatório não poderá ser inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido ajustado nos termos do inciso I deste artigo.

É com base em tal dispositivo que o mercado pode ser utilizado como garantidor de uma renda mínima anual para o investidor: a obrigatoriedade do pagamento do lucro aos acionistas.

No caso, embora não se possa saber de antemão o resultado operacional que determinada empresa vai ter ao longo do ano, é certo que se o investidor analisar com cuidado algumas características básicas das empresas em que deseja investir, fatalmente receberá ao longo do ano fluxo de renda que possa vir a lhe garantir o seu sustento.

Como exemplos de avaliações que o investidor poderia fazer, citamos:

  • Lucros constantes ao longo dos anos;
  • Baixo endividamento;
  • Rentabilidade da operação elevada;
  • Setor de atuação com barreiras para entrada de novos competidores;
  • Recorrência e consistência no pagamento de dividendos ao longo dos anos;
  • Dentre outras.

É natural que cada investidor ao avaliar a empresa que pretende investir deve tomar o cuidado de entender o mínimo de como o negócio funciona e a dinâmica dos seus resultados, visando realizar uma aplicação de modo consciente.

Embora possa parecer complexa a avaliação em um primeiro momento, tal como qualquer aprendizado que se faça, o nível de conhecimento tende a ser aprimorado com estudo e dedicação. E, principalmente, com tentativa e erro, o verdadeiro “skin in the game“.

Investindo para longo prazo

Quem pretende se aposentar através do mercado de ações invariavelmente ingressará em uma jornada de longo prazo, caracterizando-se por uma mentalidade de sócio do(s) negócio(s) no qual está investindo.

Isso se dá porque a renda passiva que o investidor irá recebendo ao longo dos anos inicia-se pequena, fruto da pequena quantidade de ações que possui quando começa sua jornada.

Ao final dos anos de investimento, tendo aplicado com disciplina e comprando regularmente ações, sua renda se elevará pelo fato de que o número de ações estará aumentando todos os anos.

Além disso, é notório que todas as empresas buscam incansavelmente aumentar seus lucros ano a ano.

Ou seja, o lucro que atualmente o investidor estará recebendo (geralmente alguns centavos por ação) tende a aumentar com a própria melhoria da empresa em seu campo de atuação, permitindo que ela expanda seus resultados.

Assim, é provável que, ao final de vários anos, o investidor com mentalidade de sócio consiga renda que lhe permita se aposentar através do mercado de ações, decorrente de seu portfólio de investimentos em empresas negociadas em bolsa de valores.

Ações garantem o futuro – o estudo de Luiz Barsi

Na década de 70, o bilionário Luiz Barsi (que enriqueceu na bolsa de valores), publicou um estudo onde demonstrava as vantagens de se investir em ações com foco em dividendos e proventos ao longo do tempo.

Já naquela época ele defendia o investimento no mercado acionário como forma de se montar o que ele denominava de “carteira previdenciária”, que nada mais era a composição de um portfólio de investimentos em empresas pagadoras de dividendos, visando justamente criar uma alternativa à renda fixa e à previdência social pública.

É certo que, passados quatro décadas do referido estudo, o próprio desempenho do bilionário em bolsa demonstrou o acerto da sua proposição.

Inclusive, é importante ressaltar, que nestas décadas o país passou por sucessivas trocas de moedas, crises econômicas, hiperinflação, dentre outras circunstâncias, que tornava o mercado acionário extremamente hostil para o investidor e a economia extremamente difícil para o empreendedor.

Ainda assim, a carteira previdenciária montada pelo senhor Luiz Barsi provou-se vitoriosa a ponto de hoje seu patrimônio ser bilionário.

Caso você queira saber mais sobre os primórdios da bolsa de valores brasileira bem como entender mais de como é o processo de decisão para se investir em ações, recomendamos a leitura do livro “Faça fortuna com ações antes que seja tarde “, disponível para aquisição na Amazon.

Bom, o artigo já ficou enorme e vamos encerrar por aqui!

Lembrando que postamos sobre este assunto porque recebemos feedback positivo no nosso Instagram (siga nossas redes sociais!).

Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente abaixo!

Clique e compartilhe!
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.