A partir de julho, todos os serviços do INSS serão acessados somente pela internet

O INSS caminha a passos largos para o oferecimento de todos os seus serviços na internet, sendo dispensável o comparecimento nas agências. Confira!

A partir de julho, todos os serviços do INSS serão acessados somente pela internet

O Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, informou no último dia 20 no programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, que todos os serviços do INSS serão acessados somente pela internet.

De acordo com o o secretário, em torno de 90 serviços serão oferecidos por meio digitais, tais como a solicitação de aposentadoria, recebimento de salário-maternidade, extrato de pagamentos de benefícios, dentre outros.

Para ter acesso o cidadão poderá utilizar a central de telefones 135, o site do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Comparecimentos nas agências do INSS

Prosseguindo, o secretário informou que o comparecimento nas agências será dispensada para a maioria dos serviços.

Está gostando do artigo?

Cadastre seu e-mail e receba nossas dicas por e-mail!

Os únicos casos em que será necessário o comparecimento dos segurados ou dos seus dependentes será para complementação da documentação (em caso de exigências formuladas pelo INSS), bem como para realização de perícias médicas.

INSS Digital e Meu INSS

Atualmente, o INSS já se encontra em fase adiantada de migração de seus serviços para o ambiente on-line, permitindo boa parte das consultas e requerimentos on-line.

Entre as principais ferramentas se destacam o Meu INSS e o INSS Digital.

Através do Meu INSS já é possível que o interessado faça o requerimento alguns benefícios sem sair de casa, bem como tenha acesso à alguns serviços, como acesso à carta de concessão, simulação do tempo de contribuição dentre outros.

Por sua vez, o INSS Digital é uma plataforma em que o, por intermédio de convênio firmado com a autarquia, é possível requerer benefícios, acompanhar sua movimentação processual no âmbito administrativo, cumprir exigências, dentre outras situações.

Teletrabalho para os servidores do INSS

Seguindo na linha acima de virtualização, no último dia 24/05 o Ministro da Economia, Paulo Guedes, publicou a Portaria nº 241, de 23/05/2019, autorizando a implementação da agência piloto de teletrabalho no INSS.

De acordo com a referida portaria, o INSS está autorizado a iniciar a experiência de teletrabalho para seus servidores abrangendo as seguintes atividades:

  • análise de requerimentos de reconhecimento inicial de salário-maternidade;
  • análise de requerimentos de reconhecimento inicial de aposentadoria por idade;
  • análise de processos com indícios de irregularidades.

Neste sentido, verifica-se que o INSS caminha a passos largos para o atendimento virtual de todos os interessados.

O que você está achando da iniciativa? Comente para abaixo.

Clique e compartilhe!
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.